
Se você está morando mora em apartamento ou sobrado deve pensar que a escada em um item que é indispensável. Existem inúmeras variações em modelos de escadas internas, podendo deixar qualquer pessoa em dúvida no momento da escolha, por isso selecionamos 5 modelos de escadas que são tendências no mercado para o artigo de hoje! Nos inspiramos em ideias que irão valorizar o interior da sua casa! Acompanhe!
Escada em U
A escada em U é um modelo que segue uma linha reta e em outro patamar ela muda de direção. A mudança de direção da escada pode ser no meio do trajeto, ou no início ou fim dos degraus. O nome desse modelo é em virtude do formato da escada, cujo desenho arquitetônico em planta baixa (vista de cima) lembra a letra U. Esses tipos de escadas podem ser projetados no meio da casa para dividir dois ambientes, ou em uma parede. Trata-se de um modelo compacto, embora seja um dos que mais ocupam espaço na casa. A vantagem é que o espaço sob ela pode ser aproveitado de diversas formas, como, por exemplo, com um lindo jardim de inverno ou para armazenamento. Aliás, dependendo do desenho da escada, é possível inclusive projetar um lavabo pequenino sob ela.
Escada em L
A escada em L segue o formato da letra que dá seu nome. Esse modelo forma um ângulo de 90° ao mudar a direção e parece formar um L quando desenhado na planta baixa. Assim como na escada em U, para mudar de lance, pode haver um patamar plano ou a mudança pode ser gradual através de degraus triangulares. Esse modelo é característico por ocupar um espaço de volume menor em sua implantação e pode ser uma boa opção para lares menores e até sobrados ao estilo geminado. Contudo, ao contrário da escada em U, é preciso dispor de uma parede horizontalmente larga para inseri-lo. É comum ver a escada L encostada na parede, mas isso não é uma regra e o modelo pode ser projetado no meio do ambiente. Também é possível projetar um lavabo debaixo dela.
Escada Vazada
A versão com este tipo de degrau não possui espelhos (a parte da altura), ou seja, só dispõe da base onde os pés são apoiados (também chamada de pisante). Para dar sustentação aos degraus, é comum que esses modelos de escadas internas sejam fixados na parede e no próprio corrimão/guarda-corpo. Lembrando que, se os degraus forem de concreto, para sua fixação na parede é necessário fazer toda uma estrutura com vigas nesta parece na fase da construção, caso contrário ela não aguentará o peso dos degraus… Portanto, se este é seu desejo, deixe claro para o engenheiro/pedreiros o quanto antes. Mas, se você resolver fazer degraus de madeira, ferro ou aço, a história é outra.
Escada Flutuante
A escada flutuante é um modelo um tanto curioso, mas ideal para compor um projeto de escada moderna ao lar. Esse tipo de degrau parece ficar flutuando no ar, já que não tem espelhos e vigas. Achou estranho? Isso acontece porque eles são fixados diretamente na parede, por tal motivo é indispensável que esse tipo de escada fique posicionada em uma parede, bem como que seja feita uma estrutura com vigamento nesta parede, assim como mencionamos no tópico anterior. Para manter a ideia flutuante do degrau, a melhor aposta é usar um corrimão de vidro. Ou então, se você não tem crianças e nem animais de estimação, você pode até fazer uma escada sem corrimão para dar foco aos degraus. Vale ressaltar que modelos sem espelhos e sem corrimão são bem perigosos (e a situação fica ainda pior se houver também degraus em leque), mas os moradores acabam se acostumando e o perigo maior aparece na hora de receber visitas. Para amenizar o problema, o ideal é fazer ao menos corrimão no lado da parede e instalar balizadores para iluminar bem os degraus.
Escada Santos Dumont
Apesar do nome curioso, esse modelo refere-se sim a Santos Dumont, já que acredita-se que este foi o criador deste tipo de degrau, pois na sua casa em Petrópolis há duas escadas nesse estilo. Esse modelo de degrau não é reto e nem possui pisantes iguais, já que cada degrau é cortado para uma direção, esquerda e direita. Apesar de diferente, esse degrau pode dar uma estética bacana à escada, mas vale lembrar os riscos que uma pisada errada pode trazer. Em verdade, a escada Santos Dumont é mais usada como solução para espaços pequenininhos em que o dono não quer usar o modelo mais compacto de todos. Muitas vezes as pessoas abrem o buraco da laje para o ático em um cômodo com área super reduzida, ou constroem um loft muito apertado.
O que você achou desses modelos de escadas que estão tomando conta do mercado da arquitetura? Deixe um comentário!